SUSTENTABILIDADE

Em tudo que faz, o Grupo Belmont se pauta pelo Compromisso e pelo Respeito.

Valores e Transparência

  • Compromisso e respeito pela vida, garantindo a segurança de cada colaborador em todos os procedimentos.
  • Compromisso e respeito pelo cliente, oferecendo somente produtos e serviços de qualidade superior e de acordo com as mais rigorosas normas internacionais.
  • Compromisso e respeito pelo meio ambiente, investindo continuamente em ações para um desenvolvimento econômico responsável que leva em conta a preservação da natureza em todas as suas espécies.

Meio Ambiente

Na busca pelas melhores condições de qualidade ambiental em todas as unidades, a Belmont realiza suas atividades de acordo com as licenças ambientais pertinentes.

A Belmont preocupa-se em reduzir a emissão de poeira, de resíduos e dos efluentes no meio ambiente, assim como o controle, tratamento e disposição final do lixo gerado. Além disso, regras como economizar energia, utilizar com consciência a água e destinar corretamente os materiais combustíveis utilizados fazem parte do dia-a-dia da empresa. A Belmont também refloresta as áreas degradadas com mudas de cultivo próprio.

A empresa investe sempre em equipamentos e novos processos para manter o equilíbrio entre suas atividades e o meio ambiente. Também participa ativamente das principais câmaras de meio ambiente regionais, como o CODEMA de Itabira e o CODEMA de São Gonçalo.

A Belmont atua em diferentes localidades e nem todas apresentam grande disponibilidade de água. Isto requer um adequado gerenciamento deste recurso e exige estudos específicos, com soluções apropriadas para cada uma dessas unidades operacionais.

A empresa também se preocupa em dar um destino adequado aos óleos utilizados nas áreas de lubrificação e provenientes dos lavadores dos veículos, separando-os da água utilizada.

Nas atividades de mineração da Belmont são adotadas ações rotineiras para o controle e redução das emissões atmosféricas, como aspersão rotineira das vias internas de tráfego, aspersão e exaustão no processo de britagem e implantação de faixas arbóreas para contenção das partículas.

Separação, estocagem temporária e destinação final adequadas aos resíduos provenientes das suas atividades são preocupações constantes da Belmont em relação aos impactos que os mesmos podem causar ao solo.

Os projetos da Belmont que envolvem os resíduos e o solo visam estimular a reciclagem, o reuso, o co-processamento ou disposição em aterros controlados da própria empresa, quando estiverem esgotadas as demais alternativas de destinação.

Ações sociais já realizadas

A Belmont busca um desenvolvimento integrado com as comunidades onde atua e desenvolve projetos que visam atender as necessidades da região.

Image module

Leilão Beneficente
O Grupo Belmont se juntou à Joalheria Carla Amorim para participação no projeto chamado de “The Art of Treasere Hunt”, organizado em julho de 2016, pela socialite Luziah Hennessy, representante do Grupo LVMH Moët Hennessy-Louis Vuitton S/A , um dos maiores da indústria de luxo em todo mundo. A ideia era levantar fundos para instituições beneficentes através da venda de peças especiais, e obras de artes valiosas.
O Grupo Belmont doou as pedras de sua mina em Itabira/MG, e a Joalheria Carla Amorim, de São Paulo, as transformou em um par de brincos que foi levado a leilão (foto).

O par de brincos foi vendido por 30 mil euros, e o montante foi dividido entre 4 importantes Organizações, escolhidas pelos envolvidos:

Fundação Tommasino Bacciotti, Florença – Itália
Fornece moradia para 70 famílias de poucos recursos que têm crianças em tratamento por
câncer

Instituto Campana, São Paulo/SP – Brasil
Onde crianças da favela do moinho em São Paulo são encorajadas a trabalhar com materiais
comuns, como papelão e plástico, para estimular e promover sua criatividade.

Lar de Ozanan, Itabira/MG – Brasil
Instituição que fornece cuidados e moradia para os idosos necessitados.

The Perspectives for Syria Project Rayak – Líbano, Destinado a construir casas e escolas para refugiados sírios.

Mais informações sobre o projeto:
http://www.artthunt.com

Image module

Construção da Biblioteca Mauro Ribeiro e Restauração da Escola Sapé
O Grupo Belmont realizou no ano de 2017 a construção da biblioteca e a restauração da escola Municipal Alice Martins Fontes, na Localidade de Oliveira Castro, Zona Rural de Itabira/MG.

Foram construídas duas novas salas, uma para abrigar a nova Biblioteca Mauro Ribeiro, em homenagem ao fundador do Grupo Belmont, e outra sala para o laboratório de informática.

Além dessas novas salas foram realizadas benfeitorias no telhado que estava com vazamento, novas pinturas internas e externas das salas de aula e revitalização de algumas paredes, que estavam danificadas.

Image module

Dia da Árvore
O Grupo Belmont, em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, desenvolveu um projeto de educação ambiental para as crianças das escolas municipais de Itabira/MG, onde durante o processo educativo, o Rio do Peixe foi tema central devido a sua importância e influência ambiental e ecológica para a população da região da Cidade de Itabira.

As crianças participaram da soltura de pássaros que foram recuperados no viveiro de pássaros da empresa e visitaram o viveiro de mudas, onde foi apresentado o processo da coleta das sementes até o plantio nas margens do rio.

As crianças participaram de diversos plantios como forma de conscientização da importância desse trabalho.